domingo, 15 de junho de 2008

Às dores de dente


Há exatos quatro anos aprendi a escovar os dentes. Sim, há apenas quatro anos quando eu havia acabado de entrar para a faculdade de odontologia (coincidentemente, uma famosa por ter recebido o honroso título de “Excelência do ensino odontológico na América Latina”).
É claro que, na época, eu não revelei este vergonhoso fato a nenhum dos meus recentes colegas de turma, todos filhos, parentes ou conhecidos de algum importante dentista em suas respectivas cidades (com exceção de uns 3 ou 4, entre eles, eu) para o meu alívio, ninguém me perguntou : “Você sabe escovar seus dentes?” e é claro, eu também não iria revelar essa “ignorância” digna de repúdio.
Lembro-me até hoje como foi o epifânico momento. Anfiteatro I (ainda não reformado, com um cano de descarga exposto, que passava ao fundo, no canto direito da sala, era só alguém usar o banheiro no andar superior que logo uma trovoada vinda de dentro do cano nos avisava do ocorrido), carteiras de madeira, uma lousa verde enorme, aula de ‘educação em saúde’, uma professora loira, já com os seus quarenta e poucos tentava demonstrar uma pretensa jovialidade por trás de muita maquiagem, sorrisos e gritinhos exasperados. É, ela era simpática. De repente... Luz, ela não ia ensinar apenas um método de escovação, mas sim seis, incluindo todos os apêndices de higiene oral, como uso do fio dental e escovação de língua.
Mas ainda, alguns dos meus amigos de faculdade me perguntariam: “Como assiiiiiiim? ‘Você não sabe escovar os dentes’. Não te ensinaram na escola, não? E o dentista, nunca te falou nada?”
Bem, eu simplesmente responderia essas perguntas assim: “Claro que me ensinaram! Mas na minha última crise epiléptica eu bati a cabeça violentamente contra o abajur e a única coisa apagada de minha mente foi ‘como escovar meus dentinhos’.” Brincadeira, certamente eu seria mais bondosa e diria algo como: “Não, não me ensinaram, mesmo eu tendo estudado em ótimas escolas, nunca foi ninguém ensinar higiene bucal para a gente. E quanto aos dentistas, eles só reclamavam quando a escovação ‘não estava adequada’ mas nunca me ensinaram a técnica, de modo que eu aprendi tudo empiricamente.”
Por isso eu vos digo: sempre passe o fio dental antes de escovar os dentes (sim, é antes mesmo) e escove a língua ao final do processo. Como escovar os dentes?! Vê se cria vergonha na cara e entre numa faculdade!

ok vai... eu dou um help:

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=6741&assunto=Odontologia%20Preventiva

http://www.uniodonto-sc.com.br/OeS_Higienebucal.htm

http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthBasics/GoodOralHygiene/BrushingandFlossing/HowtoBrush.cvsp?cid=BR_GoogleOC_art_como_escovar

http://www.saudevidaonline.com.br/odontonline/prev6.htm

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails